DESENVOLVIMENTO
DE COMPETÊNCIAS
PELA
ARTE DA DANÇA
-
Desenvolvimento global e harmonioso da pessoa humana através da Educação pela Arte.
- Vivência estética da Dança, da Música, e do Drama numa perspetiva educativa.
- Estimulação da auto estima, da espontaneidade, do desbloquear do Ser, favorecendo o melhor conhecimento de si próprio e dos outros.
-
Exploração das capacidades individuais, valorizando as potencialidades expressivas, imaginativas e criativas.
- Desenvolvimento das capacidades de comunicação/expressão que integram na aprendizagem cognitiva a experiência afetiva, proporcionando vivências formativas do Ser.
- Libertação de preconceitos estéticos, numa pedagogia de educação ou reeducação da sensibilidade.
- Desenvolvimento da compreensão pelo vocabulário da Dança Clássica, da Dança Contemporânea, Dança Criativa/Educativa, da Arte Dramática.
-
Desenvolvimento da capacidade de execução, aquisição de uma melhor performance corporal, e disponibilidade para o movimento.
-
Promoção de hábitos de gestão da própria formação.
Ao
educar através da arte, utilizando como instrumento educativo a
própria criatividade, a expressão pessoal individualizada, a
criança está perante um muito alargado campo de possibilidades de
acesso a si, e às suas mais vitais necessidades.
Criar
hábitos de auto-formação
é fundamental no crescimento equilibrado do Ser. Ao vivenciar
a própria criatividade,
experienciando com
envolvimento emocional, a livre expressão, e a invenção criativa,
promovem-se competências de auto-desenvolvimento.
Num
processo de Investigação- Acção
as aulas são estruturadas em três etapas, ou áreas, as
quais podem repetir-se e ser presentes por ordem arbitrária: a
análise, a execução e a criação, consoante a natureza da ação,
a qual, por seu turno, determina a metodologia ou metodologias a
utilizar.
Durante
a etapa da aula a que chamamos análise compreendem-se os momentos de
transmissão e de explicação de conhecimentos das técnicas
de suporte da Dança.
Na
etapa de execução os alunos vivenciam os conhecimentos explicados.
Dão corpo à informação técnica
adquirida através da execução, por imitação, de um
modelo, a professora, corpo demonstrativo.
À
etapa de criação correspondem momentos da aula em que os educandos,
confrontados com obstáculos, interagem na busca da sua superação,
resolvem problemas, criam soluções, e integram conhecimentos, num
processo de investigação- acção,
gerador de novas vivências e aquisições.
Sem comentários:
Enviar um comentário