quinta-feira, 4 de outubro de 2018

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PELA ARTE DA DANÇA



DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
PELA ARTE DA DANÇA


  • Desenvolvimento global e harmonioso da pessoa humana através da Educação pela Arte.


  • Vivência estética da Dança, da Música, e do Drama numa perspetiva educativa.


  • Estimulação da auto estima, da espontaneidade, do desbloquear do Ser, favorecendo o melhor conhecimento de si próprio e dos outros.


  • Exploração das capacidades individuais, valorizando as potencialidades expressivas, imaginativas e criativas.


  • Desenvolvimento das capacidades de comunicação/expressão que integram na aprendizagem cognitiva a experiência afetiva, proporcionando vivências formativas do Ser.


  • Libertação de preconceitos estéticos, numa pedagogia de educação ou reeducação da sensibilidade.


  • Desenvolvimento da compreensão pelo vocabulário da Dança Clássica, da Dança Contemporânea, Dança Criativa/Educativa, da Arte Dramática.


  • Desenvolvimento da capacidade de execução, aquisição de uma melhor performance corporal, e disponibilidade para o movimento.


  • Promoção de hábitos de gestão da própria formação.


Ao educar através da arte, utilizando como instrumento educativo a própria criatividade, a expressão pessoal individualizada, a criança está perante um muito alargado campo de possibilidades de acesso a si, e às suas mais vitais necessidades.

Criar hábitos de auto-formação é fundamental no crescimento equilibrado do Ser. Ao vivenciar a própria criatividade, experienciando com envolvimento emocional, a livre expressão, e a invenção criativa, promovem-se competências de auto-desenvolvimento.

Num processo de Investigação- Acção as aulas são estruturadas em três etapas, ou áreas, as quais podem repetir-se e ser presentes por ordem arbitrária: a análise, a execução e a criação, consoante a natureza da ação, a qual, por seu turno, determina a metodologia ou metodologias a utilizar.

Durante a etapa da aula a que chamamos análise compreendem-se os momentos de transmissão e de explicação de conhecimentos das técnicas de suporte da Dança.

Na etapa de execução os alunos vivenciam os conhecimentos explicados. Dão corpo à informação técnica adquirida através da execução, por imitação, de um modelo, a professora, corpo demonstrativo.

À etapa de criação correspondem momentos da aula em que os educandos, confrontados com obstáculos, interagem na busca da sua superação, resolvem problemas, criam soluções, e integram conhecimentos, num processo de investigação- acção, gerador de novas vivências e aquisições.



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